O que significa o símbolo do OM em Bali? - Blog da Diamond Tours & Travel - Diamond Tours and Travel

Português
Inglês
logo amarelo
logo amarelo
Ir para o conteúdo

O que significa o símbolo do OM em Bali?

Diamond Tours and Travel
Publicado por em Hinduismo ·
O que significa o símbolo do OM em Bali?

Neste artigo vamos explorar o símbolo mais importante do hinduísmo, que é simultaneamente o som que pode ser ouvido durante o canto do mantra: o “Om”.
Com este artigo compreenderás melhor a sua essência e ficarás a perceber qual o significado, qual a origem e qual o papel do OM no hinduísmo balinês.

Bali é o centro de uma das culturas mais espirituais do mundo. Conhecida como a Ilha dos Deuses, Bali tem como religião o hinduísmo balinês, chamado Agama Hindu Dharma, uma forma única de adoração hindu entrelaçada com o animismo local, o respeito aos ancestrais e ao Budismo.
Religião, cultura e vida quotidiana ligam-se e fundem-se em Bali. Cada pequeno gesto da vida diária está carregado de significados profundos, que remontam a milhares de anos. Durante a tua visita terás a oportunidade de ver e viver uma das cerimónias.

Qual a origem e o significado do símbolo e som do Om?
O Om é o “som original do mundo”. Na prática de yoga, o som de “Om” e o mantra “Om Shanti Om” são recitados no início e no final da prática. É empregue tanto como símbolo quanto como som em orações, cantos, rituais, performances sagradas, práticas de yoga e tantra. Na religião hindu é Brahman, o princípio universal mais elevado e a realidade última do universo, na forma de askhara (palavra) e som.

Existem diversas histórias sobre a sua possível origem. Algumas fontes afirmam que a palavra deriva de uma antiga tradição ascética indiana e mais tarde foi integrada à religião védica. O Chandogya Upanishad, um dos textos sânscrito mais antigos do Sama Veda do hinduísmo, conta-nos a história de como o som Aum foi emitido pelo deus Brahma enquanto meditava no mundo que ele criou. É por isso que Aum simboliza toda a criação do mundo.

Apesar das diferentes representações, o seu significado e santidade permanecem os mesmos. O símbolo “OM” representa tudo, “toda a realidade, em toda a natureza”. Em sânscrito, o som “O” é um ditongo escrito “AU”. Consequentemente, OM e AUM são grafias diferentes do mesmo som e símbolo, com as três sílabas AUM representando a divisão tripla do tempo. É por isso que OM ou AUM é “tudo”.
“A”: o estado de vigília
“U”: o estado de sonho
“M”: o estado de sono profundo
Após o “M”, no final do AUM, há silêncio. Essa pausa representa um quarto estado de consciência: turiya, ou consciência infinita.

Qual o papel do OM no hinduísmo Balinês?
O símbolo de AUM também representa a Trindade no Hinduísmo Balinês - “A” representa Brahma, o Criador; “U” para Wisnu, o Preservador da Vida; e “M” para “Siva”, o Destruidor.

Também conhecido como Omkara, todos os mantras e todas as orações em Bali começam com OM. Os balineses costumam rezar três vezes ao dia: 6h, 12h e 18h - isto é, ao raiar do dia, ao meio dia e ao fim do dia. Nessas ocasiões, terás a oportunidade de ouvir o mantra e o canto do Aum. Além disso, o símbolo de Om está incluído na tradicional saudação balinesa Om Swastiastu, que significa em traços gerais - que Deus espalhe Felicidade, Prosperidade e Segurança em todas as direcções.
Omkara em Bali é considerada uma ferramenta de concentração em Sang Hyang Widhi, o equivalente a Brahman na religião balinesa.

O símbolo balinês do Om é dividido em cinco elementos, representando Hyang Widhi.
  • Nada: O vento e as estrelas;
  • Windu: O fogo e o sol;
  • Arda Candra: A água e lua;
  • Ongkara: O céu e o ar;
  • Tarung: O planeta e a terra.

Pela sua energia e espiritualidade, cada vez mais pessoas amam Bali e é por isso que ela se tornou na meca de praticantes de yoga, meditação e outros retiros espirituais.
Aqui, o som sagrado de Aum permeia todos os que respeitam a harmonia entre os seres vivos, os que promovem a conexão com a natureza e os que respeitam as relações com os deuses.




Gostaste deste Artigo? Então também podes ter interesse em:



2020 Diamond Tours and Travel
FAQ
RNAVT
Voltar para o conteúdo