8 dicas para fazer um Turismo mais Sustentável! - Blog da Diamond Tours & Travel - Diamond Tours and Travel

Português
Inglês
logo amarelo
logo amarelo
Ir para o conteúdo

8 dicas para fazer um Turismo mais Sustentável!

Diamond Tours and Travel
Publicado por em Dicas de Viagem ·
8 dicas para fazer um Turismo mais Sustentável!

Causar mais impacto positivo que negativo no local que visitamos. À partida parece um desafio fácil mas nem sempre é. Respeitar e preservar a cultura e o meio ambiente das comunidades é fundamental para garantir um turismo responsável. Para isso, aqui ficam 8 dicas para fazer um Turismo mais Sustentável!
 

1 - Entender o Conceito - praticar um turismo responsável ou consciente é antes de mais entender o que se pretende dizer com isso. Não tem de ser um bicho de sete cabeças. Pensa apenas que deves ter um impacto positivo no local onde estás, seja ele qual for. Gerar valor, promover trabalho justo, apoiar as comunidades, tudo isso também faz parte do turismo consciente.

2- Ignora os Mitos sobre o Turismo Sustentável - “isso é mais caro”; “pois ok, mas não vou de férias para não ter conforto” ou “percebo isso tudo mas não vou andar a apanhar lixo nas minhas férias”.  Todas estas expressões já foram ouvidas por nós pelo menos uma vez. Felizmente as coisas evoluíram e já há ecoturismo com qualidade para teres umas férias de sonho, tendo um impacto positivo no meio onde estás.

3 - Pesquisa/informa-te sobre o Destino - se não estiveres informado, vai ser mais complicado. Se souberes previamente os costumes, cultura, limites, obrigações e cuidados a ter, terás o respeito do povo que te irá receber. Se for um local com excesso de turistas, talvez possas pensar num destino alternativo.

4 - Reserva hotéis que respeitam as pessoas e a natureza - São cada vez mais as opções que tens ao teu dispor. Hotéis que trabalham com fornecedores locais, que evitam plásticos descartáveis, que têm iniciativas de limpeza e reutilização de águas, etc.

5 - Valida o turismo de voluntariado - este tipo de turismo virou moda de há uns anos para cá. É fácil acharmos que todos são bons e que ajudam as comunidades locais. Lê, informa-te, pergunta. Como em outros ramos de atividade, há quem tenha associações deste género apenas para ganhar dinheiro. Se vais fazer voluntariado, então vai com a certeza que realmente ajudarás alguém.

6 - O impacto dos transportes - avalia bem se realmente precisas de andar de transportes. Sempre que possível opta por andar a pé. Sabemos que não podemos deixar de andar de avião mas se der, fazer a tua viagem com aviões diretos. Embora as companhias aéreas tenham vindo a fazer um esforço, ainda há um longo caminho a percorrer contra as emissões de gases para a atmosfera.

7 - Compra local - artesanato e outros produtos feitos manualmente geralmente implica apoio às comunidades. Deixar algum dinheiro nesses locais pode significar um apoio significativo para eles. Comprar localmente implica injetar capital financeiro e dá moral a quem vive desse modo. Apoia.

8 - Não faças atividades que tratam mal os animais - Mais uma vez, a informação é fundamental. Pesquisa e tenta perceber se vais visitar um lugar sério, ético e que tenha realmente um compromisso com os animais. O ideal é conseguires observá-los na natureza, garantido a sua segurança e bem estar.

Todas as nossas ações têm consequências, seja no teu dia a dia, seja nas tuas férias. Decide bem, causa impacto positivo no planeta e na vida dos outros e tu próprio serás mais feliz!

Também podes gostar de ler:



2020 Diamond Tours and Travel
FAQ
RNAVT
Voltar para o conteúdo