O Nyepi ou o Dia do Silêncio - Blog da Diamond Tours & Travel - Diamond Tours and Travel

Português
Inglês
logo amarelo
logo amarelo
Ir para o conteúdo

O Nyepi ou o Dia do Silêncio

Diamond Tours and Travel
Publicado por em Artigos ·
O Nyepi ou o Dia do Silêncio é o dia que marca o início do Novo Ano hindu em Bali.
Trata-se de um dia em que a ilha de Bali reza, medita e jejua durante 24 horas.

O dia do silêncio é o dia mais importante da sociedade balinesa. Mesmo aqueles que não são hindus, respeitam este dia (que é móvel de acordo com o ano lunar). No dia do silêncio não é permitido sair de casa, não se trabalha, não se viaja, todas as luzes devem estar apagadas e não se deve comer.

Todos os meios de comunicação estão suspensos por 24h. O aeroporto internacional de Bali (Denpasar – DPS) está encerrado não realizando qualquer voo nacional ou internacional. Este é o único  aeroporto do mundo que fecha um dia inteiro por motivos religiosos. As ambulâncias são os únicos veículos autorizados a circular nas ruas da ilha. Como medida de prevenção, permanecem em alerta os serviços de emergência e segurança, assim como os radares do aeroporto.

Aos turistas é pedido que permaneçam nos hotéis e que não frequentem as ruas, praias, restaurantes ou espaços comerciais. Todos devem respeitar o dia do silêncio. Quem não o fizer é convidado pelos pecalangs (seguranças específicos para o Nyepi) a voltar para suas casas ou hotéis e lá permanecer em silêncio.


No dia que antecede o Nyepi, Bali vive o Butha Yajna, ritual para vencer os maus elementos do mundo e criar harmonia entre os deuses, a natureza e os seres humanos. A parte mais famosa deste ritual são os desfiles carnavalescos onde os ogoh-ogoh’s -  bonecos feitos de papel e bambu representando entidades demoníacas e maus espíritos - lutam entre si. Após essa cerimónia, os bonecos são carregados pelas ruas até o Ngrupuk, ritual onde são queimados em forma de agradecimento (processo que tem vindo a desaparecer pois é comum ver alguns deles serem de alguma forma reutilizados para o ano seguinte).



Após o Nyepi, outro ritual toma conta da ilha. O Ngembak Agni é realizado por todos os hindus para que se perdoem mágoas ou rancores e se comece com boas energias o novo ano que se avizinha.

O dia do silêncio é um marco único. É  um dia destinado ao silêncio, à meditação e à auto-reflexão sobre aquilo que somos na Terra, o respeito que temos por nós, pelos nossos antepassados e pelo meio que nos envolve. É um dia de balanço e de reflexão para aquilo que queremos ser nos próximos 210 dias lunares.

A todos, um bom ano novo com muito respeito e muita harmonia.
Que os próximos 210 dias lunares vos tragam tudo o que desejam.
Selamat Hari Nyepi


2020 Diamond Tours and Travel
FAQ
RNAVT
Voltar para o conteúdo