Dragões De Komodo - Blog da Diamond Tours & Travel - Diamond Tours and Travel

Português
Inglês
logo amarelo
logo amarelo
Ir para o conteúdo

Dragões De Komodo

Diamond Tours and Travel
Publicado por em Artigos ·
O que têm em comum as Cataratas do Iguaçu, o rio Amazonas e o Parque Nacional de Komodo? São todos partes integrantes das 7 Maravilhas Naturais do Mundo.

Quando se pensa em visitar um local que é considerado uma das 7 maravilhas do mundo, património da humanidade e habitat do animal mais próximo do dinossauro, há tanto a escrever que é difícil saber por onde começar.

Vamos começar pela localização. O Parque Nacional de Komodo que engloba as ilhas de Rinca Padar e Komodo, fica nas Flores, na província de Nusa Tenggara Timur, Sonda Oriental, na Indonésia. A melhor forma de chegar aqui é ficar hospedado em Labuan Bajo, cidade pesqueira a cerca de duas horas de barco.
Estabelecido pelo governo Indonésio em 1980, o Parque Nacional de Komodo é um daqueles lugares em que a adrenalina, o medo e o espanto se misturam com uma velocidade estonteante.
O Parque é sobretudo famoso pelos dragões a que deu nome mas toda a fauna e flora são absolutamente fantásticas.  Além do dragão de Komodo, veados, javalis, lagartos, pássaros, borboletas, e muito mais, tudo está tão perto que parece não ser real. O parque tem também um dos mais bonitos recifes de coral do mundo. Estes habitats abrigam mais de 1000 espécies de peixes, mais de 260 espécies de corais, tubarões, mantas, pelo menos 14 espécies de baleias, golfinhos e tartarugas.






Este local é tão único que além de tudo isto, tem ainda uma das 10 praias do mundo de areia colorida, neste caso, cor de rosa. A Pantai Merah ou Pink Beach, é uma das mais famosas praias do mundo e o seu nome deriva dos diversos corais de cor vermelha que ao se desgastarem vão dar cor à areia da praia. O snorkeling é obrigatório e umas boas horas de água cristalina e sol forte também.
Embora tudo seja fantástico, ninguém vem a Komodo com outra justificação que não seja ver os dragões. E eles não deixam créditos por mãos alheias. São lindos, e ao mesmo tempo horrorosos, assustadores, exóticos, enormes, com um ar pesado e enfadonho que não é mais que um bluff tremendo.


Os dragões de Komodo podem chegar a medir 3 metros de comprimento e têm em média mais de 90 kg. Embora sejam animais pesados, eles podem atingir uma velocidade considerável, sobretudo em distâncias curtas. Carnívoros, com apetite especial por javalis e outros animais de pequeno porte, não deixam de atacar humanos se necessário,  podendo viver até aos 50 anos. No topo da cadeia alimentar, os dragões de Komodo não enfrentam qualquer perigo e é por isso que apesar de serem uma espécie rara, estima-se que existam neste momento cerca de 3000 animais no parque.
Além de mandíbula e garras, a sua saliva é a sua principal arma, possuindo diversas espécies de bactérias letais que causam graves infecções levando a presa à morte.

Embora se registem alguns acidentes, dizem os Rangers do parque que o principal é não mostrar medo, não entrar em pânico e sobretudo não se afastar do grupo e da zona onde os responsáveis do parque actuam. Além disso, importa referir que os dragões cheiram o sangue a quilómetros de distância, pelo que os visitantes são aconselhados a não entrarem no parque com feridas graves ou em fase de menstruação.  Munidos apenas da sua experiência e de um pau longo em forma de “v”, para controlar os animais, eles serão os seus melhores amigos durante a estadia na ilha.

A viagem ao Parque Nacional de Komodo é uma daquelas viagens que deve constar na tua “bucketlist”.  
Lembra-te, és tu que estád no ambiente deles, respeita os dragões e preserva a natureza.
Queres conhecer? Fala connosco.



2020 Diamond Tours and Travel
FAQ
RNAVT
Voltar para o conteúdo