AirHelp - Blog da Diamond Tours & Travel - Diamond Tours and Travel

Português
Inglês
logo amarelo
logo amarelo
Ir para o conteúdo

AirHelp

Diamond Tours and Travel
Publicado por em Parcerias ·

A AirHelp é a nossa sugestão para todos os passageiros que passaram/ estão a passar por experiências de voos cancelados, atrasados ou sobrelotados.

O que é a AirHelp?
A empresa é membro da Associação dos Defensores dos Direitos dos Passageiros (Association of Passenger Rights Advocates – APRA), e tem como missão principal promover e proteger os direitos dos passageiros aéreos. A Airhelp funciona como intermediária entre os passageiros e companhias aéreas de forma a resolver possíveis conflitos de forma simples. No entanto, se necessário, recorre a uma rede de advogados especialista em direitos dos passageiros e vai à justiça de forma a que os seus clientes recebam as indemnizações a que têm direito. De acordo com os dados oficiais da empresa, já foram atendidos mais de 16 milhões de passageiros.

Como funciona a AirHelp?
Através de uma plataforma, o cliente reivindica a  compensação de uma forma simples e rápida. Além disso, a Airhelp ajuda aqueles que não conhecem os seus direitos, ou que não têm tempo/ conhecimento para iniciar o processo de reivindicação sozinhos.  Após uma análise, caso o passageiro tenha direito à indemnização, a Airhelp cobra uma % da sua indemnização para fazer o serviço. Caso o passageiro não tenha direito ou não ganhe a causa, não terá de pagar nada pelo serviço. Sempre que o passageiro tiver que receber alguma indemnização, a empresa realiza o processo junto das companhias aéreas de acordo com a legislação vigente, com base na Defesa do consumidor, na resolução nº 400 da ANAC e na Convenção de Montreal.

Em que situações posso acionar a AirHelp?
A empresa atua em diversas situações, de acordo com a legislação vigente no país ou região onde o problema ocorreu. É possível acionar a AirHelp nas seguintes situações:

  • Voo cancelado
  • Voo atrasado
  • Overbooking (embarque negado)
  • Perda de voo em conexão
  • Extravio de bagagem ou atraso
  • Greve da companhia aérea

É preciso analisar se os direitos do passageiro foram atendidos e se a companhia aérea deu o devido suporte. Caso isso não tenha acontecido, o passageiro pode acionar a AirHelp para defender os seus direitos.

Passo a passo para acionar a AirHelp
  • Entre no site da AirHelp
  • Indica os dados do voo: origem e destino, companhia aérea, data, número do voo.
  • Identifica qual foi o problema: voo atrasou; voo foi cancelado ou embarque negado (overbooking); identifica qual o número de horas de atraso ou se não chegaste a voar;
  • Coloca o teu e-mail e outros dados pessoais como nome, sobrenome, residência, passaporte entre outros;
  • Tens de ler e aceitar os Termos e Condições e Declaração de Privacidade. Após isso a plataforma já diz-te logo se tens ou não ter direito a uma indemnização, assim como a previsão de valor;
  • Informa se viajavas sozinho ou se tinhas acompanhantes e coloca a tua morada e reserva de voo;
  • Está feito! Agora basta esperar notícias da Airhelp via e-mail.

FAQs AirHelp

  • A AirHelp cobra uma taxa de serviço?
Se o conflito for resolvido e o passageiro receber a indemnização, a AirHelp cobra uma taxa de 35% do valor recebido. Essa taxa é descontada antes de o dinheiro ser enviado para o cliente. Além disso, quando há a necessidade de serviços jurídicos, é cobrada uma taxa de Acção Legal de mais 15% do valor recebido. Assim, nas situações em que é preciso resolver judicialmente a questão, a taxa corresponde a 50% do valor ganho.

  • Quanto vou receber de indemnização?
A indemnização varia consoante a duração do atraso / cancelamento e a distância do voo. Sendo que para voos com atraso inferior a 3 horas não tem direito a compensação.
Nas restantes situações o valor da compensação varia de 125€ a 600€ por passageiro. Na tabela abaixo encontra a relação:



Que documentos são necessários?
Para iniciar o processo de pedido de indemnização e após o mesmo ser validado, são-lhe solicitados alguns documentos:

  • Cópia do cartão de embarque e ou bilhete da reserva;
  • Cópia de cartão de cidadão ou passaporte;

Caso o seu processo tenha de ir a tribunal, para garantir que recebe a sua compensação, será solicitada uma procuração – sendo-lhe enviada pré-preenchida – para que o advogado o possa representar aquando a aplicação da acção na justiça.
Durante todo o processo, em caso de necessidade de outros documentos, a equipa do AirHelp poderá solicitá-los igualmente por email ou telefone.

  • Quanto tempo demora a receber?
Caso a companhia aérea, após intervenção da AirHelp, aceite pagar voluntariamente a indemnização a que tem direito, demora cerca de 3 a 4 meses.

  • Vale a pena usar a AirHelp?
Vale a pena. Apesar de demorar algum tempo e de poderes ficar apenas com 50% da indemnização, é melhor ganhar algum que nada. Infelizmente já tivemos uma situação destas numa viagem para Bali e conseguimos reaver o montante máximo. Demorou? Sim, mas como diz o ditado, mais vale tarde que nunca!




Este artigo contém links afiliados. Ao usares estes links estás a apoiar a Diamond Tours & Travel. Obrigado!




2020 Diamond Tours and Travel
FAQ
RNAVT
Voltar para o conteúdo