5 Marcos da Herança Portuguesa no Sri Lanka que permanecem até hoje - Blog da Diamond Tours & Travel - Diamond Tours and Travel

Português
Inglês
logo amarelo
logo amarelo
Ir para o conteúdo

5 Marcos da Herança Portuguesa no Sri Lanka que permanecem até hoje

Diamond Tours and Travel
Publicado por em Curiosidades ·
Em 1505 uma frota portuguesa que vinha da índia foi apanhada por uma tempestade e o capitão Dom Lourenço foi obrigado a desviar-se da rota acabando no porto de Galle, na ilha de Ceilão. A chegada e presença dos Portugueses deixou a sua marca na administração, sociedade, arte, cozinha e na linguagem do Sri Lanka. Algumas dessas marcas duram até hoje. Vamos ver o que os Portugueses deixaram para trás:

1 - Religião
O catolicismo romano é a principal forma de cristianismo no Sri Lanka, tendo sido introduzido pelos missionários portugueses. Os católicos, que incluem cingaleses e tâmeis, representam 6,1 por cento da população (1,2 milhão) de acordo com o censo de 2012.

2 - Sobrenomes
Muitos Cingaleses adotaram sobrenomes portugueses e facilmente se encontram vários deles nos dia que correm. Deixamos alguns exemplos:
COREA (CORREIA), CROOS (CRUZ), DE ABREW (ABREU), DE ALWIS (ALVES), DE MEL (MELO), DE SILVA (DA SILVA), DE SOYSA OU DE ZOYSA, DIAS, DE FONSEKA OU FONSEKA (FONSECA), GOMES OU GOMIS, MENDIS (MENDES), PERERA (PEREIRA), SALGADO, E VAAS (VAZ).

3 - A Língua
O crioulo português é considerado o dialeto mais importante da Ásia devido à sua vitalidade e influência na língua cingalesa. Exemplos de Palavras cingalesas de origem portuguesa: annasi (ananás), bankuwa (banco), bonikka(boneca), bottama (botão), kamisaya (camisa), lensuwa (lenço), mesaya (mesa), paan(pão), pinturaya (pintura), rosa(rosa), saban (sabonete), salada (salada), sapattuwa (sapato), sumanay (semana), viduruwa (vidro).

4 - Música e Dança
Além do budismo, a segunda maior influência na música do Sri Lanka é portuguesa. Além da introdução da Guitarra e do ukulele, os portugueses deram a conhecer a baila - um género de música de dança instrumental. a baila tornou-se rapidamente um género de moda no Sri Lanka. Inclui letras cómicas e instrumentos modernos - guitarra elétrica, teclado e bateria - e é frequentemente tocado durante festas e casamentos.

5 - A Cozinha
Além do tomate e da pimenta na cozinha local os portugueses introduziram os “pedaços de pedra branca”, que rapidamente deixaram de ser algo estranho para ser um hábito na comida cingalesa. Estamos a falar naturalmente do pão. O processo inverso também aconteceu quando os ilhéus contribuíram para os bolos portugueses com a introdução do cadju (castanha de caju) e doces como o boruwa e o fuguete.

Nem toda a influência portuguesa no Sri Lanka foi benéfica, mas os aspectos positivos contribuíram para uma sociedade extraordinariamente diversa em que felizmente sobreviveram os aspectos tradicionais. Há um pouco de Portugal no Sri Lanka que merece a tua visita. Anda daí.


2020 Diamond Tours and Travel
FAQ
RNAVT
Voltar para o conteúdo