09 dicas para seres um viajante mais amigo do planeta - Blog da Diamond Tours & Travel - Diamond Tours and Travel

Português
Inglês
logo amarelo
logo amarelo
Ir para o conteúdo

09 dicas para seres um viajante mais amigo do planeta

Diamond Tours and Travel
Publicado por em Dicas de Viagem ·

09 dicas para seres um viajante mais amigo do planeta

As viagens são responsáveis por 8% das emissões de gases de efeito de estufa! Se não agirmos rápido, em pouco tempo não teremos acesso aos destinos que tanto queremos visitar. Sabemos que a Terra e os seus recursos estão a ser consumidos muito acima do nível que o planeta é capaz de repor.  As nossas atitudes são responsáveis por essa destruição e está na hora de entendermos que podemos e devemos pensar num turismo mais sustentável. Porque a mudança começa em TI, reunimos 09 dicas para seres um viajante mais amigo do planeta.

  • Escolhe destinos menos sem turismo de massas:
Evitar destinos que já estão a sofrer  com o excesso de pessoas, excesso de lixo, escassez de água, questões sanitárias e outros problemas ambientais é uma ótima forma de começar. Existem vários locais sobrelotados de turistas que podem ter alternativas similares bastante válidas (faremos uma publicação sobre este assunto mais tarde).

  • Menos é mais!
Leva uma mala pequena: Além de te incentivar a consumir e comprar menos, uma mala mais leve também reduz o consumo de combustível que o transporte (carro, avião, bus etc) precisa para fazer a viagem.  Além da roupa que já tens, pensas sempre em comprar uma peça nova para levar na viagem? Pensas sempre em comprar qualquer coisa quando estás no destino? Bem, uma mala pequena ajuda a pensares duas vezes; é bom para as tuas costas e bom para o planeta!

  • Faz escolhas conscientes de transportes e prefere voos directos
O avião é um grande emissor de CO2 e isso não tem volta a dar. Todavia, podemos tentar minimizar esse impacto, evitando escalas e procurando voos diretos, que consumam menos combustível. Outra coisa que podes fazer é dar preferência às companhias aéreas que estão a investir na redução dos seus impactos, utilizando biocombustíveis, tendo aeronaves mais leves, reduzindo o uso de plástico e as emissões de carbono. Na app FlyGreen podes fazer uma comparação e descobrir quais os voos que geram menor impacto.  Já no destino, sempre que possível, opta pelo comboio, bus ou mesmo andar à pé ou de bicicleta!

  • Slow travel: fica mais tempo em cada destino:
O slow travel é uma proposta de viagens mais lentas, com estadias mais longas em cada destino. Ao contrário do famoso “backpacker” onde visitas 6 países em 10 dias, o slow travel sugere que os viajantes conheçam mais a fundo as pessoas, a sua cultura e os atrativos de cada destino. Ao viajar assim acabas não só por contribuir para uma economia mais sustentável e inclusiva na região, como ajudas a reduz as emissões de carbono geradas pelo transporte frequente.

  • Reserva hotéis que trabalhem com práticas sustentáveis:
A estadia é uma das maiores fontes de impacto ambiental para o destino. Pensa na quantidade de água e energia que um hotel tem consumir, na quantidade de pessoas que movimenta e no lixo que produz. Quando escolhes um hotel que se preocupa com o planeta, há uma série de impactos que estás a evitar: se o hotel se preocupou em ocupar uma área pequena com construções mas reservou espaço para a natureza; se dão tratamento adequado ao lixo e  aos esgotos;  se evitam plásticos; se consomem alimentos produzidos e adquiridos localmente, etc.

  • Leva o teu Kit e evita plásticos descartáveis:
Leva uma bolsa ecológica para as tuas compras e uma garrafa de água reutilizável. Sempre que puderes, opta por cosméticos bio, shampoos, condicionadores e protetores solares que não vão causar danos ao meio ambiente e destruir o destino. Não deixes o lixo nos locais e pensa na quantidade de água que gastas.

  • Apoia os guias locais e as agências responsáveis:
Quando reservas actividades e passeios com agências que trabalham com turismo responsável, estás a ajudar a reduzir os teus impactos no meio-ambiente. Agências e guias que têm essa preocupação vão poder orientar-te em relação a comportamentos para o destino, além de promover o envolvimento de outros fornecedores que também prezam pelos cuidados ambientais.

  • Alimenta-te com consciência
Uma alimentação consciente não é só sobre ser vegano e proteger os animais. Consumir alimentos produzidos localmente gera impactos muito menores, pois estes não tiveram necessidade de longos trajetos de transporte. Evita o desperdício, consome alimentos com qualidade e sobretudo na quantidade certa. Dessa forma estarás a ajudar o planeta, além da tua própria saúde.

  • Apoia o ecoturismo:
Se tiveres a oportunidade de incentivar o ecoturismo, faz isso. Quando visitamos parques nacionais ou outras aéreas onde o turismo de natureza é praticado de forma responsável, na maioria das vezes estamos a ajudar à preservação daquela região. Embora a visitação possa gerar alguns impactos, ela tem também a função de trazer recursos financeiros e consciencialização: por exemplo, quando pagamos a entrada para visitar um Parque Nacional, temos direito a visitar um trecho do parque mas uma área muito maior está protegida e vai beneficiar do valor que pagaste pelo teu bilhete.


2020 Diamond Tours and Travel
FAQ
RNAVT
Voltar para o conteúdo