10 Formas de te Deslocares em Bali

Publicado por Diamondem Dicas de Viagem · 9 Agosto 2022

1 - Bali não tem transportes públicos.  - em rigor, existem companhias com uns “mini-bus” que fazem rotas entre as principais “cidades”. No entanto, nada parecido com uma rede de transportes públicos.

2 – A pé – funciona nos centros de Kuta, Canggu, Ubud, Seminyak. As deslocações entre eles são demasiado longas.

3 – De barco – sim, é uma ilha mas naturalmente que o transporte de barco está sobretudo relacionado com as práticas de mergulho, snorkeling e respectivas travessias para as ilhas vizinhas.

4 – Alugar carro – para os mais destemidos é uma solução. Precisas de carta de condução internacional e de uma boa dose de coragem e paciência. Conduzir com o volante do lado direito e do lado esquerdo da estrada não é para todos. Para tudo é preciso prática e nem sempre pode ser uma boa ideia. Paciência? Sim, recordamos-te que estás na Ásia, o continente mais populoso do mundo. Prepara-te para longas filas, elas fazem parte do quotidiano dos centros. Quanto ao aluguer, é relativamente acessível, basta que tenhas cuidado com o local onde o fazes.

5 – Alugar mota – para muitos a melhor solução. Além de mais económico, não há filas nem grandes problemas com a condução. Exceto se ignorarmos os milhares de motas existentes em Bali e o estilo de condução muito pessoal que por aqui se pratica. Motas com quatros pessoas, por cima de passeios e apinhadas de todo o tipo de materiais serão coisas muito fáceis de fotografar. Além de carta internacional, vais precisar de alugar uma mota e um capacete. Apesar de ser uma boa solução, tem os seus inconvenientes como o conforto nas grandes deslocações ou as consequências normais das diferenças de temperatura entre montanhas e praias, onde ora aqui chove ora aqui estão 30 graus.

6 – Táxi – para a maioria dos turistas é a solução. Cremos honestamente que se trata de um erro. Porquê? Bem, para começar, entrar num táxi e ter que pedir para ligar o taxímetro não pode ser muito bom sinal, pois não? Segundo, já falámos no trânsito e nas horas de fila. Pois, além de ficares preso vais ainda pagar para tal e ninguém gosta de pagar para estar parado, certo? O táxi faz sentido em algumas ocasiões mas noutras é despropositado. Não faz sentido ir em busca de uma praia escondida (daquelas de cortar a respiração) e pedir para que o taxista aguarde – porquê? Bem, vais pagar enquanto ele está parado. Estás a pensar, “ok, mas posso combinar com ele para me apanhar mais tarde”. Certo, podes, mas ele terá que fazer mais uma viagem para te apanhar, certo? Outro pormenor, podes confiar mas se ele não aparece o que vais fazer num local no meio do nada, muitas vezes sem acesso à net ou à rede local?

7 – Pacotes de hotel – outra solução muito recorrente, “vou ao lobby do hotel e eles tratam de tudo”. Tratam, a preço de turista. Cremos que é escusado explicar melhor.

8 – Reservo tudo em Portugal (ou onde quer que estejas) – bem, se um hotel em Bali cobra preço de turista, o que achas que te acontece se o fizeres fora do país?

9 – Vou para a rua e reservo um Tour nos vários locais à beira da estrada – bem, até aqui, é claramente a opção menos má. Além de conseguires negociar com os indonésios, podes claramente definir um ou dois dias com as diversas actividades propostas. Tens dinheiro trocado? Cuidado com o câmbio ao pagar! Sabes se tens seguro? Mais, sabes se eles têm seguro? Quem são os guias e os motoristas? Falam inglês? Atenção a todas estas questões.

10 – Realizar um Tour com alguém de confiança – bem, é aqui que entramos nós. À tua disposição terás um profissional que te levará em segurança a todos os locais previamente combinados. Certificamos-nos que a viatura tem seguro, que  está em condições, que tens bebidas frescas diariamente e que o motorista tem um bom nível de inglês. Terás igualmente um suporte via telemóvel (em português) connosco. Outra nota importante, ao realizares um Tour connosco, asseguramos-te que ficas a conhecer os melhores locais de Bali e ainda que os teus transfers para o hotel/aeroporto/hotel estão incluídos sem custos adicionais. Se precisares de trocar dinheiro, iremos levar-te aos locais devidamente certificados, assim como aconselhar-te nos procedimentos a ter em templos, locais sagrados, praias, florestas, rios etc.

Esperamos por ti. Até já.
Abrir o artigo completo