Pontianak - o lugar onde não há sombras! - Blog da Diamond Tours & Travel - Diamond Tours and Travel

Português
Inglês
logo amarelo
logo amarelo
Ir para o conteúdo

Pontianak - o lugar onde não há sombras!

Diamond Tours and Travel
Publicado por em Curiosidades ·
Pontianak - o lugar onde não há sombras!

Entre todos os países do mundo, apenas doze atravessam a Linha do Equador. No entanto, entre as muitas cidades desses países, apenas uma se encontra exatamente sobre essa linha invisível que separa os hemisférios norte e sul da Terra. Pontianak, a capital da província de Kalimantan Ocidental, na Indonésia, tem a honra de ser a única cidade do mundo precisamente na Linha do Equador.

Por essa razão, as autoridades locais mandaram construir aqui um monumento único de forma a simbolizar a orientação da linha do Equador. Construído em 1928 por um geógrafo neerlandês, a simplicidade deste monumento esconde a sua grande importância histórica. Ele representa as primeiras tentativas da humanidade de mapear o mundo com precisão.

O Monumento do Equador, em Pontianak, na Indonésia, é um dos lugares mais fascinantes do mundo. Situado exatamente sobre a Linha do Equador, é o único monumento que marca este ponto geográfico de forma tão clara e acessível.

Aqui, duas vezes por ano, podes viver um momento único: durante os equinócios de Março e Setembro - de 21 a 23 de Março às 11h50 e de 21 a 23 de Setembro às 11h38 (horário da Indonésia Ocidental) - o sol fica diretamente sobre a tua cabeça, criando uma incrível sensação de ausência de sombras, um fenómeno celebrado com o Festival Pesona Kulminasi Matahari. Este festival recorda-nos o poder da ciência e da natureza.

No entanto, o monumento original era muito menor e feito de simples estacas de ferro.  A estrutura atual foi adicionada na década de 90 para aumentar a sua grandiosidade e potenciar o crescimento do turismo no local.

Ficaste curioso para saber mais sobre este destino único?
Fala connosco e descobre como visitar este marco impressionante!



2020 Diamond Tours and Travel
FAQ
RNAVT
Voltar para o conteúdo