Não viajes se o teu passaporte tiver validade inferior a 6 meses! - Blog da Diamond Tours & Travel - Diamond Tours and Travel

Português
Inglês
logo amarelo
logo amarelo
Ir para o conteúdo

Não viajes se o teu passaporte tiver validade inferior a 6 meses!

Diamond Tours and Travel
Publicado por em Dicas de Viagem ·
O passaporte é um documento de viagem emitido pelo teu país de origem e que te permite viajar internacionalmente. Normalmente, um passaporte comum é válido entre 5 a 10 anos e, por isso, a maioria das pessoas esquece-se de verificar se o passaporte está prestes a expirar. No entanto, se o teu passaporte tiver menos de 3 ou 6 meses em relação à data de regresso, a maioria dos países não permite que vás de viagem..

O que é a regra de 6 meses do passaporte?
O teu passaporte deve ser válido por mais de seis meses antes de regressares de uma viagem internacional. Dependendo do país para o qual estás a viajar, o período de seis meses começa a partir da data de saída desse país.Por exemplo, se reservaste uma viagem para a Malásia e vais ficar até 1 de março de 2023, o teu passaporte não pode expirar depois de dia 31 de Agosto de 2022.

No entanto, nem todos os países seguem o requisito de seis meses; alguns países exigem que tenhas um passaporte com validade de três meses. Esse requisito muda de acordo com o local para onde estás a viajar e às vezes até com base na tua nacionalidade. Regra geral, no espaço Schengen aplica-se a Regra 3+3: o passaporte deve ser válido por 3 meses além do visto de entrada de 3 meses.

Países fora do espaço Schengen, Ásia e Médio Oriente Médio têm os seguintes requisitos:

3 meses
: Albânia, Bielorrússia, Cazaquistão, Croácia e Maldivas

6 meses: Bahrein, Bangladesh, Butão, Bósnia-Herzegovina, Brunei, Bulgária, Camboja, China, Indonésia, Irão, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Quirguistão, Laos, Malásia, Mongólia, Mianmar, Nepal, Coreia do Norte, Omã, Paquistão, Qatar, Rússia, Arábia Saudita, Singapura, Sri Lanka, Tajiquistão, Tailândia, Timor Leste, Turcomenistão, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Vietname, Cisjordânia e Iémen.


O que acontece se o meu passaporte não tiver validade?
Normalmente não podes sequer embarcar se o teu passaporte já tiver nesse período. Supõe que o teu passaporte expira durante as tuas férias: isso significa que ficas sem poder voltar para casa até receberes um documento de viagem de emergência. Para evitar que isso aconteça, os países começaram a impor a regra de “validade de passaporte de seis/três meses”.


Estou de viagem há muitos meses, o que devo fazer?
Se o teu passaporte expirar enquanto estiveres no exterior, entra em contato com a embaixada ou com o consulado e solicita um documento de viagem de emergência.
Atenção: a maioria dos documentos de emergência são válidos apenas para regresso ao teu país de origem; depois, deves solicitar um novo passaporte.

Não facilites - se vais viajar, conta mais de 6 meses para a frente, verifica sempre a data do teu passaporte e se necessário renova-o com antecedência!


2020 Diamond Tours and Travel
FAQ
RNAVT
Voltar para o conteúdo