Kopi Luwak ou Café de Laco - Blog da Diamond Tours & Travel - Diamond Tours and Travel

Português
Inglês
logo amarelo
logo amarelo
Ir para o conteúdo

Kopi Luwak ou Café de Laco

Diamond Tours and Travel
Publicado por em Curiosidades ·
Já ouviste falar no kopi luwak? “kopi” significa “café” e “luwak” ou laco é o nome deste animal.

O laco é um animal noctívago que vive nas florestas da Indonésia embora também possa ser encontrado noutros locais, nomeadamente em Timor-Leste. Embora seja um animal selvagem, facilmente se domestica e isso tem ajudado à exploração do dito café. Mas qual a relação entre o laco e o café?
O alimento preferido do laco é uma cereja vermelha muito madura que come com satisfação. Essa fruta é uma das mais famosas entre nós: o café. sabias que o café é uma fruta? Depois de comer, em função das suas necessidades fisiológicas, o laco expele pelas fezes, os grãos de café, dado que estes não são digeridos pelo seu estômago.


Numa espécie de tapete gigante feito por folhas da própria floresta, os trabalhadores das plantações de café recolhem os excrementos do laco, lavam-nos e extraem os grãos, que depois de secos, torrados e moídos, dão café de laco.
Há ainda que proceder-se à escolha e separação entre as três variedades de café: arábica, robusta e ibérica (este já praticamente inexistente). Segundo especialistas, o tratamento a que é sofrido no estômago do laco dá ao café um aroma e uma acidez perfeita, tornando-o num produto bastante apreciado pelos amantes de café de todo o mundo.



Em função da sua natureza, a produção é limitada a menos de 230 quilos por ano, e o seu valor pode chegar a mais de 600 euros o kilo na europa. Por aqui, dependendo da zona, pode beber uma boa chávena de kopi luwak por cerca de 50 mil rupias – pouco mais de 3 euros.
O kopi luwak não se bebe com nada, não juntes açúcar, adoçantes, natas, leite ou qualquer outra coisa. Bebe simples. Em bali existem vários locais com produção e venda de kopi luwak.
Além desta iguaria, podes fazer uma degustação de vários chás e cafés de origens mais comuns.
Não percas esta oportunidade.  Afinal, não é todos os dias que se pode provar uma bebida que de alguma maneira já foi provada por um animal.
Bom café.


2020 Diamond Tours and Travel
FAQ
RNAVT
Voltar para o conteúdo