A Cruz Suástica e o Hinduísmo - Blog da Diamond Tours & Travel - Diamond Tours and Travel

Português
Inglês
logo amarelo
logo amarelo
Ir para o conteúdo

A Cruz Suástica e o Hinduísmo

Diamond Tours and Travel
Publicado por em Hinduismo ·
As primeiras formas semelhantes  à suástica foram encontradas em vasos  de cerâmica datados de  4 000 a.C  em antigas inscrições europeias.


As segundas referências foram encontradas em escritos, na região do Indo, actual Afeganistão e Paquistão,  cerca de 3 000 a.C.
É a essas referências que o hinduísmo e o budismo foram buscar as suas influências, assumindo a suástica como um dos seus símbolos.

A palavra suástica tem sua primeira aparição nos clássicos épicos em sânscrito Ramayana e Mahabharata.
O Mahabharata é considerados por muitos como o texto sagrado de maior importância para o hinduísmo. Nele consta a Tri-Varga ou as três metas da vida humana: kama, artha e dharma.
Para satisfazer o kama (ou kãma) ou desejo, o indivíduo deve empenhar-se no artha, isto é, um conjunto de actividades, como por exemplo o trabalho, que lhe permitam ver realizada a sua componente material e económica.
No entanto, o artha só é considerado virtuoso enquanto vinculado ao dharma, isto é, o código de conduta moral, ética, e religiosa. O Dharma refere-se não só ao exercício de uma tarefa espiritual, mas também à ordem social, conduta ética  ou, simplesmente, virtude.
Podemos afirmar que  a suástica é um dos símbolos sagrados do hinduísmo há pelo menos um milénio e meio, usada sobretudo associada à sorte, ao Sol, a Brahma, ou no conceito da samsara – o ciclo da morte e do renascimento.
Esta adopção da palavra suástica deriva do sânscrito svastika, que significa felicidade, prazer e boa sorte.



Para os hindus, a Suástica é considerada extremamente pura e auspiciosa e por isso um objecto decorativo de todos os tipos de artigos relativos à sua cultura.
A Suástica é visível em templos hindus, símbolos, altares, quadros e na iconografia sagrada que há por toda parte. É usada em todos os casamentos hindus, nos festivais, em cerimónias, nas casas e portões, em roupas e jóias, meios de transporte e até mesmo como elemento decorativo de pratos diversos, como bolos.



É ainda um dos 108 símbolos de Vishnu - e representa os raios do Sol sem os quais não haveria vida. O próprio deus Ganesh muitas vezes é feito sentado sobre uma flor de lótus, numa cama de suásticas.



Além da suástica, é outro símbolo muito importante para o hinduísmo e não queremos acabar este texto se lhe dar o devido valor: o OM ou Aum.




Considera-se  o OM ou Aum como representativo do único som primordial da criação, o som do universo, a semente da criação.



2020 Diamond Tours and Travel
FAQ
RNAVT
Voltar para o conteúdo